Começaram nesta segunda-feira, 9, em Pirenópolis (GO), os testes do governo para investigar as condições de interferência do LTE (banda larga móvel de quarta geração) na recepção do sinal de TV digital. Os experimentos são conduzidos pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações e irão subsidiar o regulamento de interferências para o uso da faixa de 700 MHZ pela banda larga móvel.
Na semana passada, a Anatel e o Minicom firmaram um acordo de cooperação com a Universidade de Brasília para as medições. A Abert e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) representam o setor de radiodifusão nos trabalhos.
Segundo o diretor de Uso do Espectro da Abert, Paulo Ricardo Balduíno, o regulamento deverá apresentar diferentes situações e condições de interferências, além de procedimentos para sua mitigação.
“É um trabalho complexo, pois é necessário medir vários sistemas de recepção e, além disso, identificar técnicas de mitigação, o que demanda criatividade em torno da tecnologia disponível”, afirma.
De acordo com cronograma da Anatel, em fevereiro serão realizados testes de laboratório e de campo em Santa Rita do Sapucaí (MG). A conclusão do relatório final está prevista para abril do próximo ano.
Assessoria de Comunicação da Abert