Representantes do Brasil foram designados para cargos de presidência e vice-presidência de grupos de estudo do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R). A escolha aconteceu durante a Assembleia de Radiocomunicações 2023 (RA-23), realizada entre 13 e 17 de novembro, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
O UIT-R está dividido em seis Comissões de Estudos (CE), além do Grupo Assessor de Radiocomunicações (RAG).
Servidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lotado no Ministério das Comunicações, Thiago Soares foi escolhido para a presidência da CE6, que trata dos serviços de radiodifusão. Esta é a primeira vez que o Brasil ocupa a presidência de um grupo de estudos da UIT-R.
Luciana Ferreira, da Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), foi designada para a vice-presidência da CE4 (serviços por satélite).
O superintendente de Gestão Interna da Informação (SGI), Raphael Garcia, para vice-presidência da CE5 (serviços terrestres); Tarcísio Bakaus, da Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), para a vice-presidência do Grupo Assessor de Radiocomunicações (RAG); e Afonso Rocha, da Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE), para a vice-presidência da reunião preparatória da Conferência Mundial de Radiocomunicações 2023 (COM-27), que tem início na próxima segunda-feira (20), em Dubai.
*Com informações da Anatel