A população do Recife e de outros 13 municípios de Pernambuco terá apenas o sinal digital de TV a partir da meia-noite desta quarta-feira (26).
Pesquisa do Ibope Inteligência divulgada nesta segunda-feira (24) mostrou que 92% dos domicílios destas cidades estão aptos a receber o novo sinal. De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o fim das transmissões analógicas acontecer, pelo menos 90% dos lares devem estar preparados para a recepção do sinal de TV aberta terrestre.
Além do Recife, o sinal analógico será desligado nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, beneficiando cerca de 3,8 milhões de pessoas que terão o novo sinal, mais limpo, sem chiados e ruídos.
Segundo a Seja Digital, empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico em todo o Brasil, o índice de retirada dos kits digitais gratuitos destinados às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal surpreendeu. "Apesar da chuva que atinge o Nordeste do país todos os anos, os beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único não deixaram de retirar seus kits", afirma Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Seja Digital. Ainda de acordo com a empresa, os trabalhos continuam para que 100% dos cerca de 610 mil kits com antena digital, conversor e controle remoto sejam entregues.
Nas últimas semanas, a Seja Digital, em parceria com o Senai e lojas de eletroeletrônicos e TV Globo, realizou diversos Feirões Digitais em todas as cidades para que as pessoas pudessem solicitar e retirar os equipamentos.
Segundo o diretor de projetos especiais da TV Globo, André Dias, "nos grandes feirões, quem não era beneficiário dos programas sociais do governo comprou kits com preço bastante acessível e parcelado, garantindo o acesso ao sinal digital".
Além dos feirões, a Patrulha Digital, equipe formada por alunos de cursos de engenharia do Senai, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e de técnicos da TV Globo, está percorrendo todas as casas com o objetivo de ajudar a população pernambucana com orientações sobre a instalação dos equipamentos e a sintonia do novo sinal. De acordo com André Dias, foram instalados em média 700 kits por semana.
Para quem ainda não retirou os kits, é preciso fazer a solicitação pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.
Próximas cidades
As regiões metropolitanas de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) são as próximas que terão o sinal analógico de TV desligado, marcado para 27 de setembro.
Segundo dados do Ibope Inteligência, em Salvador e nos 19 municípios baianos, 85% dos lares já estão aptos a receber o sinal digital. Em 24 de julho, haviam sido entregues 49% dos 527 mil kits digitais gratuitos.
Já em Fortaleza e nas 14 cidades da região metropolitana, a pesquisa apontou que 73% dos domicílios estão prontos para a chegada do novo sinal. Apenas 19% dos 607 mil kits foram entregues.