Durante três dias, profissionais da imprensa, professores e estudantes estarão reunidos no 12º Congresso Internacional da Abraji, que acontece em São Paulo (SP), entre 29 de junho e 1° de julho.
Mais de 60 painéis e oficinas trarão debates sobre a cobertura jornalística brasileira e internacional em situações políticas, corrupção, terrorismo, imigrações ilegais, surtos virais, entre outros.
Palestrantes e mediadores do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina estarão presentes.
No painel “A democracia morre na escuridão: a relevância do jornalismo investigativo em tempos estranhos”, Martin Baron, editor-chefe do Washington Post, compartilhará suas impressões sobre jornalismo investigativo. Em 2002, Baron integrava a equipe do Boston Globe no caso “Spotlight”, que revelou o esquema de acobertamento de abuso sexual de menores por clérigos na Igreja Católica.
Outro tema em debate será a troca de experiências sobre as condições atuais de segurança para o exercício do jornalismo. A conversa deve abordar desde formas de preservar a integridade física na cobertura de protestos até como lidar com ameaças e processos judiciais, entre outros tópicos.
Durante o Congresso da Abraji, diversos temas e atividades ocorrerão ao mesmo tempo. Os inscritos poderão escolher os painéis e oficinas que tiverem mais interesse e montar uma agenda personalizada para o evento.
As inscrições estão abertas até 26 de junho e podem ser feitas em www.congresso.abraji.org.br.
SERVIÇO
DATA: 29 e 30 de junho e 1º de julho
LOCAL: Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, SP