Mais de 250 radiodifusores participaram do 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira Nacional de Equipamentos, em Foz do Iguaçu, que discutiu os rumos das emissoras e oportunidades de negócios do setor de rádio e TV.
Aberto oficialmente na noite de quarta-feira (11), o evento contou com as presenças dos presidentes da Abert, Daniel Slaviero, da Aerp, Márcio Villela, do Sert/PR, Carlos Henrique Agustini, da Fenaert, Ary dos Santos, e de associações estaduais, além do governador do Paraná, Beto Richa e de autoridades locais e regionais.
Em discurso, Márcio Villela, disse que o evento é uma maneira de unir esforços na proposição de novas ideias. “Entendemos que o Congresso é um espaço de construção e diálogo para encontrarmos caminhos comuns, uma oportunidade para discutir temas que possibilitarão ao rádio continuar crescendo no mercado, conquistando novos espaços e se integrando às novas mídias no mesmo plano de igualdade”, destacou.
Já Daniel Slaviero destacou o trabalho da Aerp junto aos radiodifusores do Paraná e lembrou de projetos desenvolvidos em parceria com a Abert, como o Mobilize-se e os cursos de ensino a distância (EaD). “A Aerp tem sido uma grande colaboradora da radiodifusão e um setor unido é um setor fortalecido”, disse.
O governador Beto Richa afirmou apoiar e defender o trabalho realizado pelas emissoras de rádio do Paraná. Richa defendeu a liberdade de imprensa e disse que implantou um novo jeito de governar, pautado no diálogo e no respeito aos meios de comunicação. “O poder público, quando guiado pelo respeito aos cidadãos, precisa do rádio e da televisão para imprimir maior transparência à gestão, para se comunicar com as pessoas com rapidez e eficiência. E a transparência tem sido prioridade na nossa comunicação”, afirmou.
Além de palestras, painéis e momentos culturais, os participantes acompanharam as novidades da área técnica da radiodifusão com a Feira Nacional de Equipamentos.