O Congresso do Futuro, promovido pela Comissão Senado do Futuro, discutirá temas relevantes para a formação do brasileiro. Estão previstos debates sobre os desafios da comunicação; democracia representativa no mundo digital; sustentabilidade e políticas públicas para a saúde, educação, ciência e tecnologia.
O evento será nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, e tem o apoio da ABERT, ANJ e Palavra Aberta. A versão brasileira do congresso foi inspirado em um encontro anual realizado pelo Legislativo chileno, pela Comisión de Desafíos del Futuro, Ciencia, Tecnología e Innovación.
Segundo o presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Wellington Fagundes, o encontro realizado anualmente debaterá o crescimento e o futuro do Brasil de forma sustentável. “Vamos discutir como o cidadão poderá agir com o avanço da tecnologia, e também como ele vai lidar com a situação climática, e como deve ser a educação do futuro", afirma.
Especialistas brasileiros e do exterior apresentarão exemplos e ideias do que está em discussão mundialmente sobre o futuro do planeta.
Para debater o tema “O futuro da comunicação e seu impacto nas relações humanas” estão confirmados os palestrantes Gabriela Mafort, jornalista especializada em novas mídias; Marcelo Tas, jornalista e comunicador de TV e Laércio Cosentino, diretor-presidente da TOTVS.
Já o tema “Democracia representativa no mundo digital” será discutido pelos convidados: B. Guy Peters, professor de Ciência Política da Universidade de Pittsburgh e Presidente da International Public Policy Association e Wilson da Silva Gomes, professor titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia.
Confira aqui a programação completa.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.senado.leg.br/congressodofuturo
Congresso do Futuro
Data: 8 e 9 de dezembro
Local: Auditório do Interlegis, Senado Federal, Brasília