Os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional tomaram posse nesta quarta-feira (8), em solenidade no Salão Nobre do Senado, em Brasília.
Em discurso, o presidente do Senado Eunício de Oliveira ressaltou a importância do colegiado na defesa da liberdade de expressão e de imprensa. “Jornalistas e veículos devem ser responsáveis pelo que publicam, mas nunca devem ser previamente calados ou ameaçados por uma opinião, por uma notícia ou por uma informação. Este conselho representa uma importante linha de defesa da democracia”, afirmou.
O CCS reúne 13 integrantes titulares e 13 suplentes, que cumprirão mandato de dois anos, sendo três representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista na área de comunicação social; quatro representantes de categorias profissionais e cinco da sociedade civil.
A ABERT está representada pelo consultor José Francisco de Araújo Lima, pela advogada Juliana Noronha e pelo radialista José Carlos da Silveira Júnior.
O vice-presidente de relação Governo e Mercado da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Ranieri Moacir Bertoli, também faz parte do CCS.