Um convênio assinado entre a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e o Banco do Nordeste (BNB) garantirá financiamento para modernização do parque tecnológico da radiodifusão cearense e a migração do AM para o FM. O acordo foi firmado durante a 14ª Convenção Estadual da Acert, realizada nos dias 4 e 5, em Fortaleza.
O BNB disponibilizará aos associados da Acert a linha de crédito FNE-Inovação com produtos e serviços desenvolvidos para atender o segmento.
De acordo com o presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza, o acordo com a Acert é um projeto piloto desenvolvido no Ceará, que deverá ser expandido para outros estados. Com o convênio, o BNB cria condições de financiamento de máquinas e equipamento, através do Fundo Constitucional de Inovação. "Os prazos vão até 15 anos para o financiamento, com cinco anos de carência e taxa de juros de 4.71% ao ano, com rebatimento de bônus de adimplência de 15%. São condições bem especiais", assegura.
Já o superintendente do BNB, João Robério Pereira de Messias, destacou que a informação transmitida pelo rádio é muito forte na sociedade. “É fundamental que as rádios do Ceará possam estar mais equipadas e com estrutura para termos uma comunicação de qualidade”.
Segundo a presidente da Acert, Carmen Lúcia Dummar, a migração deve afetar 60 emissoras e o convênio com o BNB irá atender à necessidade de financiamento. "Estamos em uma fase de mudança no setor. As TVs estão se digitalizando, as rádios migrando e quem não vai migrar provavelmente irá aumentar a potência, então é uma fase de muito investimento", ressaltou.
Durante a convenção, Carmen Lúcia lembrou que acompanhar o momento de transição das emissoras de rádio, com investimentos que contribuam para uma comunicação de qualidade, é fundamental. “Com um investimento financeiro, muitas rádios poderão se consolidar mais, experimentando novos modelos e equipamentos, aproximando-se cada vez mais do público e ganhando novos parceiros”, indicou.
O financiamento já poderá ser solicitado pelas emissoras a partir desta segunda-feira (8). Os interessados podem comparecer a qualquer agência do banco para fazer o cadastro do financiamento. A expectativa é que os próximos dois meses serão de avaliação da adesão e da aplicação do financiamento.
Convenção
Participaram da convenção, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, e o diretor de Assuntos Legais, Cristiano Lobato Flores, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A programação celebrou ainda o aniversário de 20 anos da Carta de Princípios da Liberdade de Expressão e de Imprensa, a Declaração Chapultepec, que estabelece as condições fundamentais para o exercício da profissão de jornalista. Além disso, palestra ministrada por Tula Minassian abordou questões como a criação de marcas e a produção de trilhas sonoras e de comerciais.
A Acert atua no Ceará deste 1977 e reúne 12 emissoras de televisão e 180 de rádio AM e FM.
*Com informações de agências