Com linguagem simples e exemplos do dia a dia das emissoras, Danielle Marin, consultora da De Bernt Entschev Human Capital, e Bruno Fernandes, diretor da Escola de Negócios da PUC-PR, falaram sobre os desafios na contratação, formação e em manter talentos numa empresa de rádio e TV. Foi durante o curso de ensino a distância (EaD), promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), na quarta-feira (8). Mais de 790 radiodifusores acompanharam o seminário online.
Equipes e talentos
Sobre a composição de equipe, Marin ressaltou que as diferenças são importantes para o crescimento da emissora.
"A equipe precisa ser multidisciplinar. A emissora tem maior grau de desenvolvimento com pessoas diferentes que complementem as habilidades do líder", disse.
Para ela, “todos têm talento, só é preciso adequar o talento à empresa".
Já para Fernandes, "talento é um traço de personalidade".
Contratação, retenção e motivação
Os palestrantes ainda deram dicas importantes sobre contratação e sobre como manter talentos na emissora. Segundo Fernandes, é fundamental ser criativo na hora de recrutar.
"O radiodifusor pode entrar em contato com a área de estágio das faculdades. Após receber os currículos, é importante ter clareza do perfil e, para segurar o talento, é indispensável criar um ambiente de trabalho bacana, dar autonomia, saber o propósito da emissora. Tudo isso ajuda a reter o talento", afirmou.
Já Marin reforçou que a motivação é um elemento fundamental e único para cada ser humano. "Nós somos o que a nossa mente constrói. Onde colocamos nosso pensamento e energia é para onde vamos seguir", concluiu.
Próximo EaD
As principais mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que entrarão em vigor este mês, serão abordadas pelo juiz Marlos Melek, um dos redatores da reforma trabalhista, no próximo EaD.
“O que muda com a nova CLT?” está marcado para 27 de novembro, em horário especial, às 19h30. As inscrições serão abertas em breve pelo site www.aerp.org.br/ensinoead.