Notícias

    Curso prepara profissional para atuar na direção de negócios em jornalismo

    A ESPM, em parceria com o Instituto de Altos Estudos em Jornalismo (IAEJ), está com inscrições abertas para a terceira edição do Curso de Pós-Graduação com Ênfase em Direção Editorial. Com duração de 360 horas aulas divididas em um ano, o programa pretende formar jornalistas capazes de liderar equipes, dirigir negócios editoriais, projetos em mídia impressa e on line, rádio e televisão. Associados à Abert têm desconto.

     As aulas são ministradas por professores de destaque na academia e no mercado editorial. De acordo com o diretor do curso, o jornalista e professor Eugênio Bucci, o objetivo é preparar o profissional para lidar com outras áreas das empresas jornalísticas, tais como marketing, administração, gestão de pessoas, planejamento estratégico, distribuição, comercialização e publicidade.

    “Estamos atentos ao surgimento de novas formas e modelos de negócios jornalísticos que podem prosperar. Procuramos ter no curso uma análise muito atual voltada para o futuro do que há de mais inovador no desenho de iniciativas jornalísticas”, afirmou o diretor do curso em entrevista à Abert. Confira abaixo os principais trechos.

     

    Qual é o objetivo do curso?

    O nosso curso tem como objetivo formar jornalistas para liderar equipes, dirigir negócios editoriais, projetos e mesmo publicações jornalísticas nos  vários segmentos, como revistas, televisão, rádio, veículos online. E para alcançar esse objetivo, o curso tem uma estrutura que combina disciplinas voltadas para a cultura jornalística, seja na história do jornalismo, na ética jornalística, na arte da edição, até aquelas focadas no negócio, como administração, marketing e planejamento estratégico, gestão de pessoas.

    Qual é a estrutura conceitual?

    É um curso de jornalismo, não de administração ou de negócios. Ele é um curso que fortalece a cultura jornalística, mas que prepara o profissional de comunicação para conversar de igual para igual com essas outras culturas que estão presentes na empresa: a cultura do marketing, da administração, da gestão de pessoas, dos recursos humanos, o planejamento estratégico, a distribuição, a comercialização, a publicidade etc. É um curso que combina o melhor da cultura jornalística com o que há de mais avançado em técnicas de gestão.

    Essa combinação entre jornalismo e gestão é uma necessidade de mercado?

    É uma necessidade que nós identificamos observando o mercado, e mais ainda, analisando os desafios contemporâneos do negócio jornalístico no Brasil e no mundo. Nós vivemos um período marcado por crises muito violentas. Isso não significa que essas crises não contenham, como é clássico dizer, oportunidades. Ou seja, nós estamos vendo também o surgimento de novas formas e modelos de negócios jornalísticos que podem prosperar. Procuramos ter no curso uma análise muito atual voltada para o futuro do que há de mais inovador no desenho dessas iniciativas. Tanto do ponto de vista dos negócios de mercado propriamente dito, como do ponto de vista de empreendimentos que podem não ter num primeiro momento uma finalidade de lucro, mas que requerem capacidade dos líderes de gerenciar, dirigir um projeto de forma racional, ousada e bem planejada.

    Qual é o grande diferencial do curso?

    É um curso que já está no seu terceiro ano, já formamos duas turmas. Posso dizer que é um curso sem paralelo no Brasil. É extenso, tem profundidade e é muito ousado para o mercado brasileiro. Temos 61 profissionais formados e o grau de satisfação deles é muito grande. O regime de horário concentra as aulas em uma semana de cada mês, com aulas em período integral, o que possibilita a participação de alunos fora de São Paulo também. Os alunos vivem um verdadeiro mergulho nos assuntos, e o rendimento é muito superior.

    A quem se destina?

    O curso se destina a jornalistas intermediários, com cerca de 10, 15 anos de experiência em redação e reportagem, e que estejam se encaminhando para postos de direção nas redações ou nas editoras. É importante que esse jornalista tenha projeto de crescer por aí. É um curso pra quem vai liderar equipes, pra quem quer ascender a postos de comando nas redações. Ele vai capacitar jornalistas pra essa gestão.

    Quem são os professores?

    Temos um time de professores que, sem a menor dúvida, merece o tempo do aluno. Os professores são muito destacados e conhecidos tanto na universidade como no mercado. O nosso professor de História do Jornalismo, por exemplo, é o Alberto Dines, que é um protagonista da história recente do jornalismo no Brasil. O de Ética é o filósofo Renato Janine Ribeiro; o de edição e design é o Thomaz Souto Corrêa que é um dos grandes nomes em edição de revistas no Brasil, assunto no qual ele talvez seja o maior especialista na América Latina. O professor de administração de negócios editoriais é o Roberto Civita, que vem conduzindo a Editora Abril há décadas com uma eficiência indiscutível. A disciplina de Economia é dada por dois professores, que são a Eliana Cardoso e o Pedro Malan. O nosso professor de informação na era digital é o Caio Túlio Costa, que é um dos fundadores do UOL, entre muitos outros profissionais renomados.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar