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    Custo alto de acessibilidade dificulta implantação do serviço na TV

    A implementação dos recursos de acessibilidade na TV brasileira enfrenta dificuldades por conta do alto custo financeiro demandado pelos serviços, afirma Marcelo Carvalho, diretor de atendimento e marketing da empresa de dublagem e legendagem Drei Marc.

    A Portaria nº 310/2006, do Ministério das Comunicações, prevê que, gradativamente, os canais passem a oferecer em toda a programação diária recurso de dublagem, legenda oculta (closed caption) e audiodescrição até 2017.


    No Brasil, os custos de dublagem, por exemplo, podem chegar a ser seis vezes mais caros que os de legendagem. Quanto à audiodescrição, o recurso demanda muito trabalho de profissionais altamente especializados, o que eleva o preço do serviço, aponta Camargo, que participou de debate sobre o tema na semana passada, durante o Fórum Brasil de Televisão.

    “O que precisa ser trabalhado é o modelo para viabilizar a maior oferta de recursos de acessibilidade através de ações de patrocínio como as que já existem em vários países”, destaca. Nos Estados Unidos, as agências de publicidade já possuem valores fornecidos pelas emissoras para patrocínio de recursos de acessibilidade, sendo mais comum deles o closed caption.


    Para Mauro Garcia, do CineBrasilTV, uma forma possível de reduzir o custo é contratar os serviços de closed caption e audiodescrição juntamente com os de legendagem e dublagem, uma vez que parte do trabalho poderá ser usada em ambos os processos.


    Segundo João Worcman, da distribuidora Synapse, é preciso encontrar maneiras de viabilizar o processo para incluir recursos de acessibilidade. "Colocar lei é fácil, mas tem que ver como faz isso com a realidade das emissoras", aponta.

    Ele afirma que os custos variam de acordo com o conteúdo, e que, por isso, não é possível informar um preço exato de implementação, mas afirma que closed caption, libras e audiodescrição “no mínimo dobram o custo de produção da versão brasileira”.


    Assessoria de Comunicação da Abert

     

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