A abordagem dos painéis e a participação de jornalistas e especialistas em temas do rádio e da TV brasileira receberam elogios do público presente ao 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília. Com o tema "Somos rádio e televisão: informação e entretenimento gratuitos com credibilidade. Somos Brasil!", o 28º Congresso da ABERT contou com a participação de conhecidos profissionais de rádio e TV nos debates e na apresentação dos painéis.
O jornalista Lucas Faria participou pela primeira vez do Congresso e elogiou o nível dos debates. “Eu sou jornalista e um grande fã do Boechat, por exemplo. Para mim, ele fechou as atividades do Congresso com uma palestra interessantíssima. Também adorei ver jornalistas de quem sou fã na apresentação, como a Glenda Kozlowski, o Carlos Nascimento e a Renata Fan”, disse Lucas.
Na abertura do Congresso, no dia 21, os jornalistas da TV Globo, Glenda Kozlowski e Edimilson Ávila, conduziram a noite de homenagens que contou também com a participação de autoridades, como o presidente Michel Temer, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, a ministra do STF, Carmen Lúcia, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além de representantes do setor de radiodifusão, como o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, o presidente da Fenaert, Guliver Leão e o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), José Luiz Saca.
Ao final da cerimônia, que teve ainda a homenagem a personalidades que se dedicaram ao desenvolvimento da radiodifusão brasileira, os participantes puderam assistir ao show do cantor Toni Garrido e do DJ Danny Lee. “O show do Toni foi de altíssimo nível. Colocou todo mundo para cima e abriu o congresso com chave de ouro”, disse Cláudia Garcia, da Uninter.
O presidente e CEO da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, deu início às atividades do dia 22 com uma palestra magna sobre radiodifusão e desafios tecnológicos. Os jornalistas da Band Renata Fan e Rodrigo Orengo foram os apresentadores da manhã. Gordon Smith, Jerald Fritz vice-presidente executivo de Assuntos Legais e Estratégicos da ONE Media 3.0, Thiago Ferraz, diretor geral de mídia da Lew’Lara e o diretor Institucional e Regulatório do SBT, Roberto Franco, estiveram juntos no painel sobre os desafios da TV aberta e do mercado publicitário com o surgimento de novas plataformas. Para encerrar a manhã, o debate sobre fake news teve palestras do sociólogo francês e especialista em ciências da comunicação, Dominique Wolton, do ministro do STF, Luiz Fux, do diretor executivo de Jornalismo da CBN, Ricardo Gandour, e mediação do presidente da Associação Nacional de Jornais e vice-presidente do World Editors Forum (WEF), Marcelo Rech.
À tarde, os jornalistas do SBT, Chris Flores e Carlos Nascimento, comandaram a apresentação dos painéis. No debate mediado pelo jornalista e consultor em radiodifusão, Fernando Morgado, os participantes assistiram a exemplos de estratégias de promoção para as rádios no ambiente digital. O cantor e radiodifusor Rogério Flausino, o consultor Marco Túlio, da ZY Digital, e o representante da produtora de jingles ReelWorld, Henrique do Valle, debateram sobre o tema.
A última palestra, sobre a importância da rádio em diversos cenários de atuação, teve mediação do diretor geral do Grupo Bandeirantes, Flávio Lara Resende, e palestras do jornalista esportivo da Jovem Pan, Nilson César, do apresentador da BandNews FM e do Jornal da Band, Ricardo Boechat, e do âncora da Rádio CBN, Milton Jung.
Treze empresas expuseram seus produtos e serviços em estandes: Apoio Técnico, Elenos, MobiAbert, Orbisonic, Teletronix, Uninter, ZY Digital, Playlist, Access, RF Mídia, Biquad, MGE Broadcast, Rádio Web. Em outro estande, foi lançado o livro “Papa Francisco: O Futuro da fé – entrevistas com o sociólogo Dominique Wolton”, com a presença do autor, durante o coquetel de encerramento.
Na sala do radiodifusor, representantes da ABERT, ANATEL, MCTIC e ECAD fizeram plantão para atender aos radiodifusores. Além deles, era possível encontrar os livros “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, do jornalista Milton Jung, e “Migração do rádio AM para o FM - Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica”., das professoras Nair Prata e Nélia Del Bianco.
Certificados podem ser retirados no site
Os certificados de participação no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão estão disponíveis no site oficial (www.28congressoabert.org.br). Para que seja gerado nominalmente, o participante precisará preencher os campos com os dados (nome ou CPF) conforme informados na inscrição. Dúvidas ou problemas no download do documento devem ser enviados para o e-mail inscriçõ
Sustentabilidade
Preocupada em possibilidades sustentáveis, a ABERT encaminhará os materiais produzidos para o Congresso, como folders, banners de lona e papéis, para centros de reciclagem.