A formação do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro e as políticas públicas para o fortalecimento do setor nos próximos dez anos foram tema de seminário promovido pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), ao longo da semana.
O Seminário de Economia do Audiovisual e Interseccionalidades contou com a participação da ABERT, além de representantes da Agência Nacional de Cinema (Ancine), do Observatório Itaú Cultural, da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e da Brasil Audiovisual Independente (Bravi).
De acordo com o secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República, Renato Simões, o encontro teve como objetivo “construir uma política pública que reflita o rosto do povo brasileiro. E é nos territórios, onde as pessoas constroem suas identidades, que essa participação se torna viva e essencial para que a política pública seja moldada pelas necessidades reais da população”.
Representante da ABERT, Leonora Bardini participou da mesa “Tendências e públicos para diferentes janelas”, na quarta-feira (30). Bardini ressaltou a importância da TV aberta para o acesso ao conteúdo audiovisual no Brasil, especialmente em áreas afastadas dos grandes centros urbanos. “A TV aberta é o único meio capaz de oferecer conteúdo gratuito e acessível a uma população tão diversa. É fundamental preservar e valorizar esse meio, que garante o acesso de milhões de brasileiros ao conteúdo nacional”, afirmou.
As contribuições dos participantes farão parte de um documento final a ser enviado ao presidente Lula no início de 2025.
*Com informações do MinC
Foto: Tarcisio Boquady/ MinC