A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) lança nesta sexta-feira, 17, uma campanha nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância da reinserção social de ex-detentos. O spot da campanha tem 0’30 e pode ser veiculado livremente pelas emissoras de rádio (download, aqui).
No país, mais de meio milhão de pessoas estão presas e menos de 100 mil trabalham. De acordo com a Anadep, oferecer oportunidades de trabalho e formação para quem está na cadeia, além de previsto em lei, é o melhor caminho para garantir a sua reinserção na sociedade.
“A proposta é mostrarmos que todo o cidadão tem direito a um recomeço. Muitos precisam apenas de uma oportunidade. Por isso, a ideia é conclamar a sociedade e governos a repensarem a reinserção do apenado, criando mecanismos para que estas pessoas tenham a chance de retomar sua cidadania quando deixam o cárcere, através do trabalho e da capacitação oferecidos durante o cumprimento de sua pena”, afirma Patrícia Kettermann, presidente da Anadep.
A campanha, que tem o título Defensores Públicos: pelo direito de começar, contará ainda com distribuição de cartilhas e realização de palestras de capacitação em presídios sobre acesso à Justiça.
Com informações da Anadep