Mais de 60 alunos de Jornalismo e Publicidade da Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) participaram, na terça-feira (8), da palestra do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, sobre Economia 4.0 e Desinformação.
Em foco, os desafios impostos pela transição da atividade econômica do mundo físico para o digital e como a nova economia impactou o mercado de mídia e o consumo de informação.
A garantia da integridade da informação, trabalho realizado pelo jornalismo profissional, e o maior comprometimento das plataformas digitais com a moderação de conteúdo falso ou ilegal na internet, com a obrigação de remoção imediata desse material, foram enfatizados por Lobato Flôres, que abordou ainda temas como a transparência algorítimica destas operações.
“A desinformação sempre existiu, mas no ambiente digital ela alcançou escala industrial. Muito pouco vem sendo feito de forma voluntária pelas plataformas para impedir essa escalada, cujas motivações são essencialmente econômicas, de acordo com o seu modelo de negócios. Na realidade, o que temos acompanhado é um retrocesso, especialmente no que diz respeito ao nível de transparência de suas operações. Importante avançarmos na discussão sobre um novo e efetivo marco de responsabilidade destes agentes econômicos”, afirmou Lobato Flôres.