Notícias

    Desenhos vão ajudar entrevistado a identificar sinal de TV recebido

    Na pesquisa que vai aferir o alcance da TV digital, os técnicos do Ibope vão mostrar a cada entrevistado, desenhos gráficos representando modelos de televisores (tela fina ou tubo), antenas (interna comum, externa ou externa coletiva) e tipos de recepção de sinal (a cabo, satélite, parabólica).

    O objetivo será identificar o percentual de brasileiros que assistem TV aberta terrestre, exclusivamente, ou com outro meio de recepção, por exemplo, a TV por assinatura ou parabólica, e verificar se o domicílio tem instalados os equipamentos necessários para receber o sinal da TV digital.

    A pesquisa vai medir se pelo menos 93% destes domicílios estão aptos a receber o sinal digital. Essa é a condição para o desligamento da TV analógica em todo o país.

    O levantamento começará por Rio Verde (GO), município de 197 mil habitantes escolhido como cidade piloto. O município goiano  terá o sinal analógico da TV desligado no dia 29 de novembro deste ano.

    Os desenhos serão apresentados em cartões de identificação (veja na imagem).

    antena externa

    Passado o desligamento piloto, o switch off  da TV analógica será realizado no Distrito Federal e municípios da Região do Entorno, em 2016. Ao longo do próximo ano, o desligamento vai abranger capitais e cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. O cronograma será concluído no fim de 2018. 

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar