No 1º de abril, considerado o Dia da Mentira, as associações estaduais de radiodifusão lançaram ações complementares às campanhas de combate à desinformação. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) usou as redes sociais para pedir por mais “dias de verdade”. Entre as orientações para identificar notícias falsas, lembrou que é importante recorrer a veículos de comunicação de confiança, checar a informação e, na dúvida, não compartilhar.
A Associação Paranaense de Rádio e Televisão (AERP), por sua vez, salientou que nem mesmo no Dia da Mentira veicula notícias falsas e destacou que os veículos de rádio e TV se mantêm na liderança da comunicação de crebilidade.
O combate às notícias falsas tem merecido a atenção da radiodifusão brasileira, em especial, no atual momento mundial, quando a pandemia do novo coronavírus tem concentrado todos os esforços dos veículos de comunicação profissionais, preocupados em levar à população informação checada e responsável.
DESINFORMAÇÃO MATA
Na campanha “Desinformação mata”, lançada pela ABERT, um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, “as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos”.
O material está disponível para divulgação gratuita.
Para acessar o spot, clique AQUI
Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI