Teve início na segunda-feira (11) o prazo para as prefeituras de 470 municípios mineiros que têm apenas sinal analógico de TV manifestarem interesse em receber a instalação completa da infraestrutura do sinal digital.
Listados na fase 1.4 do Digitaliza Brasil, os municípios podem aderir ao programa do Ministério das Comunicações (MCom) até o dia 11 de novembro, quando termina o prazo.
Para que as prefeituras tenham acesso a todos os benefícios que a TV digital proporciona, como imagem mais nítida, sem ruídos e interferências e melhor qualidade de áudio, basta preencher o formulário de adesão simplificado, disponível no site do MCom: gov.br/mcom/digitalizabrasil
As prefeituras que forem qualificadas receberão os equipamentos e a instalação de toda a infraestrutura necessária para a transmissão digital de TV. A infraestrutura entregue será compartilhada pelo município e por emissoras de televisão autorizadas a transmitir em formato digital. Com isso, cidades que hoje têm apenas um canal de TV poderão ter até oito canais digitais.
O programa também irá distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.
Ao preencher o termo de adesão, as prefeituras devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, e se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção, após sua implantação.