O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional realizará nesta próxima segunda-feira, 17, uma audiência pública para debater a violência contra os profissionais de comunicação. O encontro será às 14h, no plenário 3 da Ala Senador Alexandre Costa, no anexo II do Senado Federal.
O diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik, representará a entidade na audiência. De acordo com relatório sobre liberdade de imprensa, produzido a cada ano pela associação, cinco profissionais de comunicação foram assassinados somente nos primeiros dois meses deste ano. Em todo o 2013, foram seis mortes.
Depois da morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andade, outros quatro profissionais de comunicação perderam a vida nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
O último crime ocorreu no dia 27 de fevereiro, em Teixeira de Freitas, cidade a 900 km de Salvador. O co-diretor do portal N3, Geolino Lopes Xavier, de 44 anos, foi assassinado a tiros no interior de seu veículo, após deixar a residência de um amigo. A Abert reagiu em todos os casos pedindo investigação e punição dos criminosos.
Assessoria de Comunicação da Abert