A produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, foi a convidada da segunda sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, na quinta-feira (3).
No painel “Distribuição de conteúdo digital”, a brasileira Paula Daibert abordou as tendências e os desafios do mundo digital e falou sobre a experiência mexicana de produzir documentários curtos para a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.
“O filtro é entender a missão do meio de comunicação. Buscamos temas profundos, que agregam contexto e geram pensamentos críticos. Em um jornalismo 100% digital, devemos olhar para as redes sociais como um espaço de produção de conteúdo, engajamento, monitoramento e de mobilização social. Portanto, para consolidar a presença nestas plataformas, é de extrema importância conhecer o público-alvo de uma empresa, saber para quem estamos produzindo o conteúdo”, afirmou.
A especialista compartilhou ainda dicas práticas para ampliar e manter a atenção da audiência das emissoras no ambiente digital.
“Para desenvolver uma boa estratégia de distribuição de conteúdo digital, é importante ter conhecimento sobre o material que existe nas redes sociais no momento, publicar algo semanalmente e reavaliar sempre novas coisas e novos formatos. O sucesso de um vídeo não se mede só pelos números, mas pelo impacto nas vidas reais”, disse.
Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.
Sobre o Acelerando a Transformação Digital
O programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, terá seis sessões online na primeira fase de treinamento. Após a conclusão desta etapa, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa é necessária presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.