O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Edinho Silva, tomou posse na terça-feira (31). Ele assume o lugar de Thomas Traumann, que pediu demissão do governo na última semana.
Ao dar posse ao novo ministro, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o governo jamais adotará medidas que possam afetar a liberdade de imprensa.
"O governo tem o dever de levar informações públicas à população, deve explicar suas decisões e defender seus critérios. O governo precisa levar à frente a comunicação. Informar, levar o contraditório. Deve mostrar sempre aos brasileiro suas posições em defesa do emprego, inclusão social”, disse.
Sobre o novo ministro, a presidente Dilma destacou a capacidade que Edinho Silva tem em dialogar com diferentes setores. “Ele tem um relacionamento cordial e construtivo com todos os setores da sociedade e mídia e reconhecimento do papel da imprensa. Esses atributos são fundamentais e serão fundamentais no desempenho das novas atividades de Edinho Silva na Secom.”
Ex-deputado estadual pelo PT de São Paulo, Edinho Silva é formado em Ciências Sociais. Entre 2001 e 2008 foi prefeito de Araraquara (SP). Presidiu ainda o Partido dos Trabalhadores paulista.