As novas normas da ABNT, que adaptam as regras de acessibilidade de deficientes visuais e auditivos na televisão à nova realidade de TV digital, foram explicadas no curso de ensino a distância (EaD) desta quinta-feira (8). Cerca de 400 profissionais de diferentes emissoras acompanharam a transmissão online das palestras com o especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo, engenheiro Luiz Fausto, com o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, e representantes de empresas de equipamentos de acessibilidade para televisão.
Os palestrantes alertaram as emissoras de TV sobre a obrigatoriedade de seguir a norma nº 15290 da ABNT, editada em 2016. A determinação prevê que as emissoras devem cumprir, no mínimo, 95% de acertos para legenda oculta (closed caption) em programas ao vivo e 98% em programas pré-gravados. O delay (atraso) na transmissão da legenda é permitido em até 6 segundos para as transmissões ao vivo, 5,5 segundos para os programas pré-produzidos e 0,5 segundos em pré-gravados.
Ao final do curso, os palestrantes responderam às perguntas encaminhadas pelas TVs. Uma das maiores preocupações é com relação à mensuração em porcentagem dos erros.
Todas as determinações estão disponíveis e podem ser adquiridas no site da ABNT. Para quem não assistiu o EaD ao vivo, o curso continuará disponível no login do participante por 60 dias (aerp.org.br/ensinoead). Na próxima semana, uma versão resumida da apresentação será publicada no Youtube.