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    Empresário de rádio, você precisa saber disso

    Artigo

    Vicente Jorge - Vice -presidente da Abert

    A Abert realizou uma ampla pesquisa sobre o mercado de rádio no Brasil.

    Foram consultadas 435 emissoras, de 26 estados e do Distrito Federal, o que representa 10% do mercado de rádios comerciais no país. O levantamento é um dos mais abrangentes sobre o meio rádio. Rio Grande do Sul (16%), São Paulo (14%) e Minas Gerais (12%) são os estados com maior participação. Amapá, Roraima e Tocantins são os menos representativos (0,2%, nos três casos).

    A pesquisa concluiu que o anunciante local é a principal fonte de renda do rádio, respondendo por 81,55% do faturamento mensal das emissoras. A contribuição significativa do mercado local foi confirmada pelo grande percentual de rádios que afirmam “raramente” receber mídia de patrocinadores nacionais privados (62%) governos estaduais (59%) ou governo federal (74%).

    Os resultados foram semelhantes entre as regiões. Sul e Sudeste disseram ter 83% de anunciantes locais, enquanto Norte, Centro-oeste e Nordeste apontaram 81%, 80% e 74%, respectivamente.

    Diante do quadro pesquisado pela Abert, pergunta-se: o que poderia ser feito para que o rádio disputasse mais verbas de anunciantes nacionais? Aumentar o número de informações sobre o setor, através do Projeto Inter-Meios, pode ser uma alternativa, afirmam os publicitários.

    O Projeto Inter-Meios é uma iniciativa conjunta do jornal Meio & Mensagem e dos principais meios de comunicação brasileiros no sentido de levantar, em números reais, o volume de investimento publicitário nas mais diversas mídias no país.

    A iniciativa surgiu em 1990 e hoje conta com a adesão de mais de trezentos e cinquenta veículos e grupos de comunicação, que representam aproximadamente 90% do investimento em mídia. O projeto fornece, mês a mês, o total nacional desses investimentos, distribuído por região e por tipo de mídia.

    Confira os números acessando o endereço http://www.projetointermeios.com.br/relatorios-de-investimento , é gratuito.

    As mídias participantes são: TV aberta e fechada, rádio, jornal, revista, cinema, guias e listas, mídia exterior (outdoor, painel, mobiliário urbano, digital out of home e móvel) e Internet. Os números do projeto são essenciais para as empresas de comunicação aferirem seu desempenho e balizarem sua performance de mercado.

    Entretanto, as informações também são usadas pelas empresas em seus investimentos publicitários, para coordenarem seus esforços de vendas, fornecendo uma noção mais precisa da distribuição da verba publicitária nas regiões do país e do comportamento desse investimento ao longo dos anos. Isso é o mais importante.

    O mesmo acontece em trabalhos associativos, tanto do Grupo de Mídia como das associações que representam veículos de comunicação, avaliando o market share de mercado e tomando os dados do Projeto Inter-Meios como parâmetros para suas ações. Os números são, portanto, referência sobre o negócio da mídia no Brasil e respaldam, com sua credibilidade, tudo que se diz de importante sobre esse tema no país e no exterior.

    O projeto não trabalha com números especulativos, mas com dados fornecidos pelas empresas, com absoluta exclusividade. Baseia-se no faturamento real bruto dos veículos, incluindo a comissão das agências e excluindo o desconto dado nas negociações.

    E por que esses números são confiáveis? Em primeiro lugar, porque não sofrem distorções, já que o objetivo deste projeto é informar o mercado e não criar qualquer tipo de ranking. Em segundo lugar, porque essa informação não é sobre o faturamento individual das empresas, mas sobre o mercado como um todo, distribuído pelas diversas regiões brasileiras e pelos diferentes meios de comunicação.

    O Projeto Inter-Meios garante sigilo absoluto sobre as informações reportadas pelas empresas. Sob um código de acesso exclusivo - e não sob seu nome – as empresas fornecem mensalmente os dados solicitados à PricewaterhouseCoopers, empresa de consultoria/auditoria internacionalmente reconhecida por sua confiabilidade, que somente os torna públicos depois de tabulados.

    Também não é possível deduzir esse faturamento da tabulação geral. É por isso que o projeto fala em regiões ao tratar dos investimentos em mídia.

    O jornal Meio & Mensagem, que completou 34 anos de atuação junto ao mercado gozando de absoluta credibilidade, coordena o projeto e divulga um resumo dos dados. Todos têm acesso às informações, que sempre estão disponíveis no site, através de relatórios, análises e comparativos.

    Além disso, o projeto mantém uma comissão, formada por um grupo de representantes dos diversos meios de comunicação, rádio inclusive, que discute regularmente seu andamento, abrangência, representatividade e também analisa os números tabulados confrontando com a realidade do mercado.

    Por que o empresário de rádio deve participar do projeto?

    Além dos veículos que fazem parte do Inter-Meios, ainda há um número muito grande de emissoras de rádio que ainda não aderiram a essa importante iniciativa. E quanto mais abrangentes forem os números deste projeto, mais ele será representativo no mercado brasileiro de mídia.

    Das mais de quatro mil e quinhentas emissoras de rádio comercial no Brasil, apenas cerca de 150 fornecem informações ao projeto. A falta de informações do mercado publicitário com relação ao rádio prejudica o setor.

    Para participar basta cadastrar a empresa no site do projeto - o responsável receberá um código de acesso da PricewaterhouseCoopers que o identificará. A partir daí, é só enviar os números através do próprio site, até o dia 15 de cada mês, com as informações sobre o mês anterior. Não há nenhum custo para as empresas participantes.

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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