O diretor de uso e planejamento de espectro da ABERT, Paulo Ricardo Balduíno, integra a delegação brasileira que está em Dubai para participar da Conferência Mundial sobre Telecomunicações (WCIT). Do governo, compõe o grupo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, e o presidente da Anatel, João Rezende.
O evento é organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de revisar os Regulamentos de Telecomunicações Internacionais (International Telecommunication Regulations / ITRs), assinados em 1988 para facilitar as negociações internacionais, comerciais e técnicas, entre operadoras de telecomunicações.
Além disso, a conferência quer definir os princípios gerais para a operação das telecomunicações em todo o mundo. As discussões vão envolver temas como o direito ao acesso às comunicações, a segurança no uso das tecnologias de informação e comunicação e a qualidade dos serviços.
As propostas dos diversos estados membros abordam temas como Segurança no uso de TICs; Proteção de recursos críticos nacionais; ConvergênciA; Marcos regulatórios internacionais; Interconexão e interoperabilidade; Qualidade do serviço. A conferência ocorre de 3 a 14 de dezembro.
Assessoria de Comunicação da Abert