Uma série de ações desenvolvidas pela representação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, com o apoio da ABERT e de entidades que defendem a liberdade de imprensa e de expressão, será lançada no próximo domingo, 3 de maio, data comemorativa do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
As ações convidam os governos, a mídia e a sociedade civil a se juntarem em um movimento global online que chama atenção para a importância da atuação de uma imprensa livre e independente, em especial em um momento inédito como o atual, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
Além da ABERT, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER), a Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) e o Instituto Palavra Aberta estarão unidos numa mobilização simultânea, quando jornais, revistas e emissoras de rádio e TV divulgarão a mensagem. Foram desenvolvidas peças publicitárias que estarão disponíveis para divulgação gratuita nas redes sociais. Um spot de 30 segundos poderá ser veiculado gratuitamente pelas emissoras de rádio.
Entre as ações está previsto um webinário, na segunda-feira (4), sobre “A importância do jornalismo em tempos de pandemia e desinformação”, com a presença do biólogo Atila Lamarino, da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto e do jornalista e presidente da Jeduca, Antônio Gois. A apresentação será da presidente do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.