Vinte associações se uniram na campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, em prol de uma comunicação consciente no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A iniciativa foi liderada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) e tem o apoio da ABERT.
O manifesto assinado pelas entidades participantes, intitulado “Comunicação responsável de produtos e serviços destinados a crianças”, reforça a necessidade de todos os atores envolvidos na produção de publicidade direcionada ao público infantil seguirem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), para que possam exercer a liberdade de expressão com responsabilidade.
O manifesto evidencia ainda que o Brasil segue um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, mais detalhado do que o adotado em países como Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.
“A campanha busca mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, justiça, humanidade, honestidade, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente” explicou a presidente da ABRAL, Marici Ferreira. O conteúdo, acrescenta, deve propiciar ainda o relacionamento positivo entre pais e filhos, alunos e professores.
Presidente da ABA, Sandra Martinelli reforçou que o intuito da campanha é estimular a reflexão em relação ao consumo e aos hábitos saudáveis “As normas não atrapalham a efetividade da comunicação de serviços, produtos e marcas, mas agregam valor a eles. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação” salientou.