A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, o Senai-SC, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e a ABERT assinaram, nesta quinta-feira (26), acordo para a formação da Patrulha Digital, que terá a participação de alunos voluntários que levarão informações à população da Grande Florianópolis (SC) sobre o desligamento da TV analógica.
Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes terão, a partir de 31 de janeiro de 2018, apenas o sinal digital de TV. Em Santa Catarina, a ação tem o apoio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), que vem realizando diversas ações de mobilização junto aos veículos de comunicação.
Participaram do lançamento, a vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke, a reitora do IFSC, professora Maria Clara Schneider, a diretora local da Seja Digital, Cheila Zortéa, o coordenador do projeto no IFSC, Rubem Toledo Bergamo e o diretor do campus, Saul Silva Caetano.
Os alunos voluntários do Senai-SC e IFSC já estão participando de treinamentos para atender à população em escolas e bairros das cidades que terão o sinal analógico desligado, tirando dúvidas sobre a transição para o digital e sobre a instalação dos equipamentos necessários para receber o novo sinal.