Notícias

    Entrevista: Deputado Diego Garcia (PHS-PR)

    Deputado federal em primeiro mandato, Diego Garcia (PHS-PR) falou com exclusividade à Rádio ABERT sobre os projetos de sua autoria que combatem a corrupção. Na entrevista, o parlamentar também fez um panorama do atual momento vivido pelo país na área política e econômica.

    Leia os principais trechos da entrevista.

    Qual sua avaliação sobre a atual crise política e econômica vivida pelo país?
    Realmente um momento muito difícil. Converso diariamente com deputados mais antigos que dizem que essa legislatura está sendo a mais complicada de todas. A crise econômica é um reflexo da situação política. A minha conduta é trabalhar contra a correnteza, tentando deixar que essas notícias do dia a dia não atrapalhem meu mandato. Venho trabalhando para que a nossa produção legislativa melhore a vida das pessoas.

    O senhor apresentou algumas propostas de combate à corrupção. O que propõe?
    Fui favorável ao projeto de iniciativa popular e do Ministério Publico Federal (MPF) que tratou das 10 medidas de combate à corrupção. Infelizmente, tivemos um resultado frustrante do nosso trabalho, já que o projeto foi todo desconfigurado no plenário da Câmara. No entanto, antes mesmo do projeto do MPF, apresentei diversas propostas com o objetivo de fortalecer o combate à corrupção. Nas minhas propostas em tramitação na Casa, busco diminuir a quantidade de recursos existentes no Código Penal, aumentar a penalidade para quem comete crimes de corrupção e acabar com alguns benefícios existentes. Temos exemplos de políticos condenados há mais de 12 anos e que atualmente estão em prisão domiciliar. Tudo isso dá uma sensação enorme de impunidade.

    O presidente Michel Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR). Qual a sua opinião sobre esta situação?
    Eu particularmente sou favorável à abertura de inquérito contra o presidente Temer. Acho que a Câmara tem que aceitar a denúncia para que o Supremo Tribunal Federal possa fazer a investigação. Acredito que o meu partido tem a mesma ideia que a minha.

    O senhor acredita que, enquanto não resolver a situação do presidente Temer, a Câmara estará parada, sem votações?
    Com certeza. Não dá para votar as reformas e nem projetos importantes que estão tramitando. Não existe outro assunto na Câmara. O presidente da República tem o direito de se defender. O presidente disse que não tem nada que o incrimine, então acho que ele deve deixar que o STF o investigue para saber se será absolvido ou não. Temos que resolver esse problema logo para que o país volte a andar e a Casa volte a aprovar projetos importantes.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar