Em entrevista à Rádio ABERT, na quinta-feira (28), o senador Marcos do Val (PPS-ES) falou sobre o momento político brasileiro e a importância da aprovação do projeto anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro. Na visita à ABERT, o parlamentar foi recebido pelo presidente Paulo Tonet Camargo, conselheiros e diretores de entidades ligadas à comunicação.
Leia os principais trecho da entrevista. O áudio completo pode ser baixado aqui.
O senhor está em seu primeiro cargo público. Qual a sua visão sobre o atual momento da política brasileira?
A sociedade pediu uma renovação. Eu estou muito otimista para conhecer boas pessoas que abriram mão de suas carreiras para ajudar o país. Estou muito motivado. Tenho certeza que após oito anos vamos entregar um Brasil melhor. Não será de imediato, é uma construção. Peço que os brasileiros possam valorizar os novos e bons políticos para que possamos incentivar novas pessoas a entrar nessa carreira de doação para sociedade.
O senhor vem da área de segurança. Como o Senado pode ajudar a reduzir a insegurança pública?
Temos que aprovar o projeto anticrime do ministro Sérgio Moro, que, claro, terá algumas melhorias ainda. Temos que iniciar o debate do projeto e aprovar. O ministro é uma pessoa que combateu muito bem o crime organizado. Temos que dar esse apoio ao ministro para que ele se sinta mais motivado em ficar no governo. Nós não podemos perder uma pessoa que quer e tem boas ideias para um país melhor. Destaco dentro do projeto do ministro a importância de aprovarmos a prisão em segunda instância. Isso fará com que a sociedade possa sentir-se mais segura.
Qual a sua avaliação sobre a Reforma da Previdência que o governo enviou à Câmara? Serão necessárias alterações?
Alguns ajustes certamente irão acontecer na Câmara e estamos esperando para saber se precisaremos aperfeiçoar e dar outras sugestões quando o texto chegar no Senado. O brasileiro tem que entender que agora é o momento de dar essa contribuição. Se estamos preocupados com os nossos filhos e netos é necessário fazermos um esforço coletivo para entregarmos um Brasil melhor. Percebemos que com a aprovação da Reforma da Previdência o Brasil terá mais investimento interno e externo, melhorando a vida de todos.
Um das bandeiras da ABERT é a defesa da liberdade de imprensa e de expressão. Essas liberdades fundamentais estão em risco?
Eu não sinto nenhuma sinalização contra essas liberdades. Sou totalmente a favor da liberdade de imprensa e de expressão. São essas liberdades que deram chances de novas pessoas entrarem na política para ajudar. Sou um incentivador da liberdade de imprensa. O acesso às informações nos ajuda a construir conceitos e tomar as melhores decisões.