Uma equipe de reportagem da TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará, foi agredida durante manifestação de policiais militares, no último sábado, 5, na cidade de Ananindeua, região metropolitana de Belém.
O repórter Márcio Lins e o cinegrafista Jairo Lopes cobriam o protesto dos policiais por melhores salários, na BR-316, quando passaram a ser hostilizados por alguns policiais, de acordo com o jornalista.
Lins disse que os policiais estavam nervosos com a presença da equipe e, logo de início, tentaram tirar a câmera das mãos do cinegrafista. “Fomos hostilizados logo de cara, tentaram tirar a câmara do Jairo, e me agrediram com um capacete. Fiquei desacordado por 10 minutos”, disse. O cinegrafista foi agredido com um tapa no rosto.
Os dois profissionais de comunicação registraram os fatos em uma delegacia e entregaram as imagens para ajudar a identificar os agressores.
Lins disse que nesta semana o Ministério Público Militar do Pará solicitou à Justiça a prisão de mais de 20 policiais que participavam do protesto. “Entre esses policiais que o MP está pedindo a prisão , está o sargento que nos agrediu”, contou.
Em nota, a Abert repudiou a agressão cometida por policiais militares e solicitou às autoridades do Pará a apuração e punição de seus atores.