Tecnologia, tendências da radiodifusão e novidades disponíveis no mercado de rádio e TV. Os temas dominaram o WEBNAB, evento digital realizado nos dias 27 e 28 pela NAB (National Association of Broadcasters). As palestras ficaram a cargo do vice-presidente de engenharia avançada da NAB, David Layer, e da presidente e CEO da Radio Advertising Bureau (RAB), Erica Farber. Os presidentes da Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Michel Micheleto, e da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Rodrigo Neves, mediaram os diálogos.
Em sua apresentação, Layer detalhou o atual momento do rádio nos Estados Unidos, os avanços do rádio digital e as oportunidades do rádio híbrido. "Destaco a importância dos receptores presentes nos carros. Em cidades importantes como Nova York, o consumo médio é maior do que em outras cidades graças ao rádio digital. Já o rádio híbrido permite aos ouvintes continuarem a experiência que estão tendo dentro de casa nos automóveis, se informarem com notícias e até mesmo serem impactados com orientações importantes como as relacionadas ao distanciamento social imposto pelo novo coronavírus”, salientou.
O vice-presidente da NAB tratou ainda do processo de convencimento das montadoras de automóveis para a inclusão do rádio híbrido e também sobre a importância da participação dos radiodifusores nesta nova fase do meio. "É necessário o engajamento das emissoras frente ao setor para que nossos receptores sejam desenvolvidos e passem a fazer parte da realidade dos ouvintes. Mas acima de tudo, os profissionais devem se preparar para utilizar todas as soluções e tecnologias disponíveis para levar mais conteúdo e melhorar a experiência dos ouvintes", avaliou.
Já Erica Farber destacou os principais motivos pelos quais os anunciantes devem investir em publicidade no rádio durante o período da pandemia de COVID-19. “O rádio precisa sempre criar as conexões emocionais que influenciam o comportamento do ouvinte, por meio de conteúdo de qualidade e enriquecedor, o que acaba beneficiando o anunciante”, acredita.
A edição virtual já estava programada para ocorrer após a edição presencial do NABSHOW, mas o evento que seria realizado em Las Vegas, nos EUA, foi cancelado, em virtude da pandemia.
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