Durante toda a semana, engenheiros e especialistas em telecomunicações de vários países das Américas participaram, em Brasília, da 32ª reunião do Comitê Consultivo Permantente: Radiocomunicadores.
O encontro, organizado pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), acontece a cada dois anos como preparatório para a Conferência Mundial de Radiocomunicações, da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que será realizada em Genebra, na Suíça, em 2019.
As conferências de radiocomunicações da UIT são consideradas o fórum mais importante do planeta, quando o assunto é o uso eficiente do espectro radioelétrico.
A reunião de 2019 estabelecerá a agenda e o início dos trabalhos para o encontro de 2023, que trará de volta as discussões sobre a faixa de UHF e a identificação de novas faixas para a banda larga móvel.
Também será debatida a implementação do 5G nos países da América Latina.
Na abertura do encontro, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, destacou o constante trabalho do Comitê em elaborar recomendações, resoluções e decisões bem como de desenvolver os posicionamentos dos governos das Américas para as Conferências Mundiais de Radiocomunicações da UIT.
Os quase 300 participantes presentes discutiram modelos adotados pelos países para a construção das políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico da população por meio das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação ( TICs).
O evento contou com a presença de personalidades como Jerald Fritz, vice-presidente executivo de Assuntos Legais e Estratégicos da empresa norte-americana ONE Media 3.0 e ex-diretor da National Association of Broadcasters (NAB).
A TV Globo também esteve presente em estandes com demonstrações de equipamentos, serviços e tecnologias adotadas pela emissora.
Ao final do encontro, um coquetel com comidas e bebidas típicas brasileiras foi oferecido pela ABERT ao público presente.