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    Fake News: veículos de comunicação ajudam a checar informações

    Jornalistas de vários veículos de comunicação farão um monitoramento diário sobre as mensagens postadas e compartilhadas em redes sociais e em aplicativos de mensagens para esclarecer se a informação é verdadeira ou falsa. A proposta do "Fato ou Fake", novo serviço de checagem de informações lançado esta semana, é identificar as mensagens que circulam na internet e causam desconfiança e esclarecer o que é real e o que é falso.

    O principal critério é a transparência de informações, baseada em três pilares: transparência de fontes, que mostrará ao leitor o caminho de apuração percorrido pelo jornalista; transparência de metodologia, com o processo de seleção da mensagem a ser checada; e a transparência de correções, que identificará na reportagem alguma modificação que tenha comprometido a sua publicação original.

    A disseminação de notícias falsas é uma preocupação dos veículos de comunicação brasileiros e o serviço de checagem vem sendo adotado por vários deles. A ABERT apoia a iniciativa e ressalta que o combate às notícias falsas deve ser feito com jornalismo profissional. Em campanha pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ABERT, ANJ, ANER e UNESCO lançaram o vídeo que alerta para a veiculação das chamadas fake news (aqui).


    O serviço de checagem “Fato ou Fake”, além de verificar as informações, acompanhará os desdobramentos dos discursos políticos neste período eleitoral.

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