Faltando apenas um mês e meio para o fim das transmissões analógicas de TV em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e regiões metropolitanas, previsto para 27 de setembro, o percentual de lares preparados para a chegada do sinal digital está dentro da média esperada, de 73% em Fortaleza e 85% em Salvador.
De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para que o desligamento do sinal analógico aconteça, pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber o sinal digital de TV aberta e terrestre.
A preocupação é com relação aos agendamentos para a retirada dos kits digitais gratuitos, compostos por antena, cabos, conectores, controle remoto e conversor digital, distribuídos às famílias de baixa renda, beneficiárias de programas sociais do governo, como, por exemplo, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família.
De acordo com o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, apenas 76% dos equipamentos foram agendados para retirada. "Esse percentual é preocupante, porque muitas famílias sequer foram atrás do kit. O quanto antes se retira o kit, mais tempo as pessoas terão para instalar o equipamento, o que pode ajudar caso ocorra algum imprevisto na instalação”, afirma Antonik.
No Ceará, há 40 pontos de entrega dos kits em Fortaleza e nas 23 cidades vizinhas que terão o sinal analógico de TV desligado. Até o momento 70% dos equipamentos dos 700 mil previstos foram entregues na região. Em Salvador e nas cidades vizinhas, o número de kits entregues chegou a 75% dos mais de 500 mil previstos.
Patrulha digital
Durante a semana, centenas de estudantes cearenses e baianos do Sesi e do Senai foram capacitados para ajudar a população na instalação dos equipamentos. A Patrulha Digital é uma iniciativa da Seja Digital (empresa responsável pela digitalização da TV no país) e conta com a participação de alunos voluntários que recebem instruções e treinamento para levar informações à população sobre a migração do sinal analógico de TV para o digital.
Além da orientação, os alunos visitam as casas e ensinam aos moradores como instalar e posicionar antenas, conversores e amplificadores de sinal. A diretora da Seja Digital, Patricia Abreu, ressalta a importância dos estudantes na mobilização dos moradores nesta reta final. “É preciso sensibilizar a população que o fim do sinal analógico é uma ação real e que, se não se prepararem, ficarão realmente sem televisão aberta e gratuita”, diz.
Para alertar ainda mais os moradores destas cidades, o caminhão digital da TV Globo percorre todos os locais que terão o sinal desligado para mobilizar os moradores sobre o fim do sinal analógico. O agendamento para a retirada do kit digital pode ser feito pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br