A flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil, que permitiria iniciá-lo entre 19h e 22h, tem amplo apoio popular e aumentaria a sua audiência, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, em Brasília.
Segundo o levantamento, 68% dos brasileiros são favoráveis e o saldo dos que ouviriam mais o programa é de 13 pontos percentuais. Encomendada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a pesquisa foi apresentada durante o lançamento da campanha “A Voz que eu quero ouvir”.
Permitir o início da transmissão até as 22h é o que propõe a deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) por meio do projeto de lei 595/2003. O texto já passou pelo Senado e aguarda votação definitiva na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, depende apenas de sanção presidencial.
O estudo do Datafolha revelou a percepção do brasileiro diante de A Voz do Brasil: 64% julgam o programa importante, mas 59% nunca sintonizam nele. Entre os 41% que o acompanham, apenas 7% ouvem do início ao fim.
A pesquisa mostrou ainda que 22% dos entrevistados ouviriam mais A Voz do Brasil, resultando em aumento de 13 pontos percentuais na audiência. Desta forma, haveria uma provável redução do grupo de não ouvintes, que cairia dos atuais 59% para 51%.
Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a ampliação do horário seria responsável pelo aumento do número de ouvintes. “Hoje, quem não pode ouvir às 19h não tem outra opção. Aumentando a exposição, a audiência também cresce. É uma alternativa boa para o rádio e para o programa”, afirma.
O Instituto Datafolha ouviu 2.091 entrevistas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro, em 135 municípios. Para garantir a representatividade, a amostra mescla entrevistados de todos os estados e classes econômicas, sendo que 39% residem em regiões metropolitanas e 41% no interior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Acesse a pesquisa completa em: http://www.abert.org.br/web/index.php/bibliotecas/2013-05-22-13-32-13/category/pesquisas-sobre-o-setor-de-radiodifusao
Baixe as peças da campanha em: http://www.abert.org.br/web/images/vozdobrasil/voz.zip
Siga-nos
www.avozqueeuqueroouvir.com.br
Facebook: www.facebook.com/avozqueeuqueroouvir
Twitter: @avozqueeuquero
Assessoria de Comunicação da Abert