Com o fim das transmissões analógicas de TV previsto para 31 de janeiro de 2018, a população de Florianópolis (SC) já começa a receber as informações necessárias para a chegada do sinal digital. Para ajudar na preparação, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), a ABERT e a Seja Digital (empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil) lançam, no dia 22 de junho, a campanha de comunicação sobre o desligamento do sinal analógico, que vai intensificar os avisos junto aos moradores.
A campanha vai apresentar as ações para conscientizar a população sobre a importância de ter a TV adaptada e as vantagens do novo sinal.
A TV digital dará mais qualidade à imagem e ao som dos televisores e os telespectadores de Florianópolis poderão assistir a programação sem chuviscos e interferências na transmissão.
Desde janeiro deste ano, as emissoras locais estão veiculando alertas sobre o desligamento do sinal analógico, conforme determina a Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações.
Kits digitais
Os beneficiários de programas sociais do governo federal, como por exemplo, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos têm direito ao kit digital, composto por cabos, antena, conversor e controle remoto. A Seja Digital fará a distribuição dos kits conforme agendamento nos mutirões, em datas que serão definidas, ou pelo site http://www.sejadigital.com.br/site/home?1496846448.
Equipes da Patrulha Digital estarão pela cidade ajudando os moradores na instalação dos kits.
Quem não participa de programas do governo deve checar se a televisão de casa é digital. Caso não seja, é preciso adquirir uma antena UHF e conversor.
O sinal digital já foi desligado nas cidades de Rio Verde (GO), Brasília e São Paulo (SP). Em Goiânia, onde acontece o desligamento gradual, as transmissões analógicas devem ser encerradas no dia 21.