Está em estudos a criação de um fórum que vai debater a introdução de novos serviços audiovisuais com o avanço da tecnologia e o aproveitamento dos benefícios do sinal de alta definição de TV.
Idealizado pelo ex-presidente da SET, Olímpio Franco, o Fórum UHDTV-Brasil será formado por representantes da radiodifusão, Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), operadoras de telecomunicações, indústrias de consumo, universidades, e de pesquisadores e estudiosos sobre o tema.
“Trata-se de um grupo multissetorial de trabalho voluntário a longo prazo. Vamos unir esforços dos principais setores envolvidos para entender os avanços tecnológicos, desenhar a visão de futuro e enfrentar os desafios existentes”, explica a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj.
O Fórum UHDTV-Brasil buscará parcerias com centros de pesquisas para atualizar e oferecer capacitação ao setor quanto ao desenvolvimento tecnológico de imagens e sons (4K, 8K, HDR, HFR, WCG) e sistemas para adaptação e distribuição nas várias mídias.
A reunião para organização do grupo deverá ser realizada em julho. Em agosto, durante o 29º SET EXPO, haverá um painel sobre o plano de trabalho do Fórum.