O Sistema Mosaico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi debatido em encontro realizado em Porto Alegre (RS) na terça-feira (8) e organizado pela ABERT, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul (SINDIRÁDIO).
Participaram do encontro radiodifusores e engenheiros gaúchos. Desenvolvido pela Anatel, o Mosaico agiliza e automatiza o processo de solicitação de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão.
O sistema permite ao radiodifusor acompanhar o status da solicitação e fazer todo o processo por meio digital. O diretor de novas tecnologias da AGERT, Carlos Fini, elogiou o recurso. “Eu considero um marco para a radiodifusão uma iniciativa deste porte. Criar um sistema que privilegia a transparência, o critério e os índices técnicos. É preciso dar valor a esse tipo de iniciativa. Sabemos que é um passo na direção certa, mas que tem alguns probleminhas que serão corrigidos. A tecnologia avança a passos rápidos e precisamos ter nos órgãos, sistemas que permitam agir e reagir rápido para manter a competitividade no cenário internacional, inclusive”, diz.
O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, falou sobre os próximos passos do Mosaico. “Chegamos à conclusão que precisamos alterar a regulamentação, que é antiga. Os grandes problemas que os engenheiros encontram em relação ao Mosaico é que ele se espelha na regulamentação desatualizada. Essas medidas têm que ser tomadas para facilitar a implantação dos equipamentos e estações que todo mundo está solicitando”, explica André. Os palestrantes Yroá Robledo Ferreira, gerente de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE) e Thiago Aguiar Soares, coordenador de Processo na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), elogiaram o nível técnico das discussões trazidas ao encontro.
“O nível técnico de quem participou do encontro foi muito alto, o que permitiu uma discussão direta dos pontos que deveriam ser tratados. Ninguém ficou contornando um problema, mas sim, buscando uma solução” diz Robledo. Segundo ele, as principais dúvidas dos participantes foram sobre licenciamento, que hoje é feito de forma automatizada pelo Mosaico, e a regulamentação, que precisa ser modernizada.
Esta foi a primeira visita dos técnicos da Anatel ao Rio Grande do Sul para falar sobre o tema. A ABERT tem promovido, em parceria com as associações estaduais, os encontros entre os radiodifusores e a Anatel.
Em agosto, os técnicos da Anatel também irão a Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).
Confira as datas, horários e locais:
14.08 – Belo Horizonte (MG)
Horário: 14h30 às 16h
Endereço: Rua Carijós 141, 7º andar, conj. 701 – 708
15.08 - Salvador (BA)
Horário: 14h30 às 16h
Endereço: Auditório da ANATEL – Rua Alceu Amoroso Lima, 822 – Caminho das Árvores
16.08 - Recife (PE)
Horário: 10h às 12h30
Endereço: Auditório da ASSERPE – Rua Dr Leopoldo Lins, 138, Boa Vista
29.08 - Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 13h30 às 15h
Endereço: auditório da ANATEL
30.08 - Goiânia (GO)
Horário: 10h às 12h30
Endereço: Anfiteatro Jaime Câmara - Rua Thomas Edson, 400, quadra 7, setor Serrinha - Grupo Jaime Câmara, Televisão Anhaguera