Nesta quarta-feira, 25, a Abert estreou seu novo site com uma palestra online sobre o futuro do rádio. A gerente de Tecnologia da entidade, Monique Cruvinel, defendeu que o governo tenha uma política industrial capaz de impulsionar a fabricação de dispositivos móveis nacionais com receptores de rádio.
“Precisamos voltar a fabricar aparelhos nacionais ou integrar cada vez mais, sempre pensando em qualidade e baixo custo, para que o rádio chegue a toda população”, disse.
Hoje, poucos smartphones de primeira linha têm receptores de rádio, segundo levantamento da área de Tecnologia da associação. “Temos falado muito na Abert sobre este assunto porque acreditamos que o rádio pode fazer uma grande diferença, especialmente porque é gratuito, sem falar que é extremamente importante em situações de emergência”, destacou.
Monique também tratou das funcionalidades do rádio digital. Ela mostrou, por exemplo, como funciona na prática a multiprogramação e afirmou que transformar os recursos dessa nova funcionalidade em modelos de negócios será um dos desafios do setor na implementação da tecnologia digital.
Sobre rádio e internet, a gerente de Tecnologia da Abert explicou que as emissoras estão apostando cada vez mais na integração de suas programações com a transmissão via streaming (internet).
Além de rádio digital e convergência tecnológica, a webconferência abordou o processo de migração do rádio AM para a faixa de FM. A palestra inaugurou o Webnário da Abert, uma plataforma de comunicação destinada a realização de conferências a distância.
Acesse aqui a íntegra.
Assessoria de Comunicação da Abert