Os investimentos do Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google em publicidade na televisão aumentaram 38% de 2017 para 2018 nos Estados Unidos, de acordo com um estudo divulgado pela Video Advertising Bureau (VAB), com base nos dados da Nielsen AdIntel. Em 2017, as gigantes de tecnologia investiram US$ 1,582 bilhão, em publicidade na TV. Já em 2018, foram investidos US$ 2,181 bilhões. Essas empresas ocupavam a oitava posição no ranking de maiores investidores da TV norte-americana em 2015. No ano passado, juntas, superaram a General Motors, chegando à segunda posição, atrás apenas da P&G.
O maior crescimento nos investimentos em TV foi do Facebook: de US$ 4 milhões, em 2015, para US$ 263,1 milhões, em 2018. A Apple ampliou seu investimento de US$ 482 milhões, em 2015, para US$ 620,1 milhões, em 2018. A Amazon teve um salto maior: de US$ 262,5 milhões, em 2015, para US$ 708,4 milhões, em 2018. O Google, uma das empresas que mais recebem verbas de mídias atualmente, investiu US$ 223,2 milhões, em 2015, enquanto em 2018, foram US$ 489,7 milhões.
Outros países
As empresas de tecnologia e redes sociais do Reino Unido também aumentaram em 7% o investimento em publicidade na TV. O gasto de £ 713 milhões, em 2017, subiu para £ 760 milhões, em 2018, segundo dados divulgados pela ThinkBox com base na Nielsen.
No quesito maiores anunciantes da TV na Inglaterra, as empresas digitais lideram o ranking, à frente do setor de alimentação (£ 534 milhões), cosméticos e cuidados pessoais (£ 437 milhões), entretenimento e lazer (£ 380 milhões) e financeiro (£ 378 milhões). O Brasil não fez parte do estudo publicado pela Video Advertising Bureau.