O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que comanda o desligamento da TV analógica no Brasil, irá testar, até o dia 20 de abril, oito modelos de conversores que serão distribuídos para os beneficiários do programa Bolsa Família.
O presidente do Gired, Rodrigo Zerbone, afirmou que o objetivo é analisar as condições da indústria em atender aos pedidos nos prazos estabelecidos, além dos preços. A cotação será feita pela entidade administradora da digitalização da TV (EAD). Segundo ele, no dia 29 de abril, o modelo será anunciado.Os modelos de filtros e antenas externas também serão testados e cotados até o dia 20.
Durante reunião do Gired, na quarta-feira (25), foram aprovados os critérios gerais para a campanha de informação pública sobre o desligamento do sinal analógico. A veiculação deve começar em abril, mas apenas nas cidades que serão afetadas no primeiro momento: Rio Verde (GO) e Brasília (DF). No dia 7 de abril, serão inaugurados o site, com informações sobre o desligamento, e o call center, para tirar dúvidas da população gratuitamente, sobre a digitalização da TV. O acesso ao serviço deverá ser feito por uma ligação de três dígitos. O número deve ser confirmado nos próximos dias.