A atualização da agenda estratégica comum e o papel da governança da internet em espaços multissetoriais foram temas do NETmundial+10, evento internacional que aconteceu nos dias 29 e 30, em São Paulo (SP).
Mais de 400 participantes de 60 países prestigiaram o encontro. O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, que também integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), participou do evento, que teve a presença de representantes da UNESCO, do Office of the Tech Envoy e outras agências da ONU, e de organizações da sociedade civil que lidam com temas digitais.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, citou o CGI.br como exemplo bem-sucedido mundial de multissetorialidade. Luciana Santos falou sobre a necessidade avançar no Marco Civil da Internet e pontuou os desafios atuais, como a busca por uma governança que não se incline à fragmentação de espaços e temáticas.
Assim como ocorreu há dez anos, as discussões do NETmundial10+ de 2024 resultaram em um documento com recomendações concretas para o futuro do ecossistema de governança, importante referência para a comunidade global.
A Declaração de São Paulo e o Roadmap propostos na última edição do evento, em 2014, foram revisados diante das transformações digitais, de forma a reforçar a relevância social, econômica e cultural da internet e suas aplicações como promoção do desenvolvimento e da cidadania.