“A campanha de desligamento da TV analógica tem que ter dono, com pai e mãe, para ter credibilidade”. A afirmação é do diretor de Planejamento de Espectro da Abert, Paulo Ricardo Balduino.
Durante palestra no Painel Telebrasil, no dia 31, Balduino mostrou preocupação com o resultado de algumas pesquisas que apontam a reação negativa da população, “que acha que isto é coisa da Globo para forçá-la a que trocar de equipamento”.
As emissoras de TV já começaram a lançar no ar vinhetas alertando para a chegada do sinal digital, e, segundo Balduino, o governo deve assinar a campanha, fruto de política pública, “assim como são as campanhas de vacinação, do imposto de renda, etc.”
Mas, de acordo com a EAD, entidade responsável pela comunicação sobre o desligamento do sinal de TV analógico e formada pelas operadoras de celular que compraram a frequência de 700 MHz, o governo não assina campanhas de comunicação em conjunto com empresas privadas.
Segundo Antonio Carlos Martelleto, presidente da EAD, em 2016, 14 milhões de domicílios que integram o Bolsa Família receberão o conversor digital e a antena externa para ter acesso ao sinal digital.
*Com informações da Tele Síntese