Vinte e cinco representantes de emissoras e redes de televisão se reuniram na quinta-feira (10), na sede da ABERT, em Brasília. Todos fazem parte do “Grupo de Compartilhamento de Infraestrutura”, criado por iniciativa da Associação para estudar e propor modelos para expandir a cobertura da TV digital. A ideia é aproveitar a infraestrutura e fazer o compartilhamento entre as emissoras.
No encontro, foram apresentadas duas demandas do projeto: um banco de dados com 3,5 mil estações disponibilizadas para compartilhamento e um modelo completo de infraestrutura de compartilhamento, com torre, gabinete, sistema irradiante e transmissão, inclusive com divisão de custos.
“O compartilhamento de negociações bilaterais entre os interessados é muito bom para as emissoras, pois reduz custos e ocupa pouco espaço físico. A ABERT funciona como um marketplace, que agrega as estações dos seus associados. Queremos ainda que mais empresas participem do projeto e compartilhem suas informações no banco de dados. Assim, ajudaremos não apenas as emissoras atualmente, mas as empresas que no futuro precisarem de infraestrutura”, afirma o diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão.
A próxima etapa será a consolidação do banco de dados para ser disponibilizado no site da ABERT. As emissoras que quiserem adicionar novas informações poderão fazer diretamente pelo site www.abert.org.br.