O diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, e o diretor de Tecnologia, Luiz Carlos Abrahão, participaram, na quinta-feira (27), da primeira reunião do Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0), realizada no Ministério das Comunicações (MCom), em Brasília. Também estiveram presentes especialistas, cientistas e representantes de órgãos do governo e da academia.
Durante a reunião, foram apresentados um panorama sobre a instalação do grupo e o regimento interno do GT, além da metodologia de trabalho e os coordenadores de cada subgrupo.
O GT TV 3.0 deverá discutir assuntos relacionados à regulamentação, padrão tecnológico, modelo de implantação, cronograma e transição do novo padrão de televisão. O prazo para a conclusão dos trabalhos é 31 de dezembro de 2024, com apoio do MCom e do Fórum SBTVD. A Anatel também deverá promover discussões sobre a canalização da TV 3.0 até a mesma data.
Para a secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino, “este é um momento de extrema importância, não só para o MCom, mas para o Brasil como um todo, e vai mudar a história da radiodifusão”.