A trajetória de grandes nomes da comunicação no Brasil sempre serviu como inspiração para a obra do professor, consultor e escritor Fernando Morgado. Depois de escrever duas biografias de personagens famosos do setor - a primeira sobre Blota Júnior e a segunda, Sílvio Santos -, Morgado publica a terceira obra, também sobre nomes de destaque do rádio e da televisão, mas com enfoque diferente. Agora, em Comunicadores S.A., o autor lança os holofotes sobre os aspectos comerciais e empresariais de carreiras bem-sucedidas.
Morgado estruturou a obra em nove capítulos. Oito deles são dedicados aos mais celebrados comunicadores do país: Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Sílvio Santos. Segundo ele, a lista de possíveis personagens é bem mais extensa, mas foi preciso fazer uma rigorosa seleção para não estender demais o livro. “Escolhi como critérios a longevidade da carreira e a relevância das atividades paralelas à TV”, explica.
Já o capítulo de abertura é dedicado a uma análise do modelo de radiodifusão. “Reflito sobre a importância da credibilidade dos comunicadores na monetização do tempo das emissoras”, ressalta. Nos anexos, Morgado ainda retoma a pesquisa sobre Sílvio Santos e disponibiliza documentos raros, como o contrato que o comunicador estabeleceu com a TV Globo. Na década de 1970, antes de fundar o SBT, Santos alugava boa parte do horário dominical da Globo. Os comunicadores-empreendedores do cenário internacional também ganham atenção especial.
Após analisar mais de 1,3 mil documentos a respeito de seus personagens, ele encontrou semelhanças nas carreiras das oito personalidades: todos passaram por emissoras de rádio, ainda participam ativamente das decisões comerciais ligadas à imagem e diversificam os investimentos financeiros. “Se pudesse dar uma dica ao leitor, seria essa: cuide não só do aspecto artístico da carreira, mas também do comercial e do empresarial”, afirma.
Comunicadores S.A. já está disponível nas principais livrarias do país.