Promovido pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), a iniciativa pretende reconhecer a produção científica da comunidade jurídica brasileira e incentivar contribuições para o debate sobre o tema Estado Democrático de Direito.
Nesta primeira edição do concurso, a monografia premiada é de autoria da advogada e jornalista Bianca Botter Zanardi, que tratou da “A imprensa e a liberdade de expressão no estado democrático de direito: análise da concepção de justiça difundida pelos meios de comunicação de massa”. A vencedora do concurso receberá R$ 50 mil. Foram inscritos 30 trabalhos.
Durante o evento, que começa às 18h, serão realizadas duas palestras: “A Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito”, tema da premiação, ministrada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Filgueiras Cavalcante Junior; e “Liberdade, responsabilidade e a terceira margem do rio”, a cargo de Rodrigo Xavier Leonardo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em seguida haverá a entrega do prêmio.
Além de presidente da RPC e do jornal Gazeta do Povo, Pereira Filho destacou-se como advogado criminalista, e presidiu o IAP entre 1969 e 1970.
A solenidade se realizará na sede da OAB-PR, Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, em Curitiba. Acesse aqui a íntegra do convite.
Assessoria de Comunicação da Abert