A presença da TV nos lares brasileiros aumentou em 2014, se comparada com o ano anterior. A conclusão é da pesquisa divulgada na quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que faz parte do Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad).
Do total de 67 milhões de casas existentes no país, 65,1 milhões (97,1%) tinham pelo menos um aparelho em 2014. Em 2013, as casas com televisão representavam 94,2% do total.
No total, havia 106,8 milhões de televisores, sendo 47,9% de tela fina e 52,1% de tubo. Os domicílios com TV digital aberta alcançaram 39,8%, um aumento de 8,6% em relação a 2013. Este índice mostra que os lares com TV de tela fina ainda não se adaptaram para receber o sinal digital.
Para cumprir o cronograma de desligamento da TV analógica, o governo exige que 93% das residências tenham recepção do sinal digital. Baseado nos dados de 2014, o diretor-geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, estima que ainda há muito trabalho a fazer:
“As campanhas são fundamentais. O governo dá o conversor para a população do Cadastro Único, que inclui beneficiários do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros programas, mas muitas pessoas não sabem disso”, conclui.