O rádio deve agregar novas formas de consumo de áudio, atuando cada vez mais num ambiente multiplataforma. “O ambiente digital nasceu para o rádio”, afirmou o vice-presidente da Associação dos Profissionais da Propaganda, Silvio Soledade, durante participação do Webinar ACAERT, realizado na quinta-feira (10), com o tema “A redescoberta do áudio pelos profissionais da propaganda”. O evento teve a mediação do conselheiro da ACAERT, Nelson Paulo dos Santos.
Para o publicitário, o rádio deve entregar muito mais que audiência. “O anunciante quer engajamento de sua marca. Para isso, é preciso atuar no mundo digital”. Em sua visão, a pandemia de COVID-19 acelerou a tendência de interação do dial com a internet. “A interação deve ocorrer por meio da transferência do conteúdo do dial para o digital ou pela oferta de produtos exclusivos para a internet”
O palestrante citou a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, 2018/2022, da PricewaterhouseCoopers - PwC Brasil, que aponta tendências para o consumo de áudio, entre elas, mobilidade, modelo híbrido (dial + digital), conteúdo relevante, distribuição com métrica, parceria com os players do mercado, dados e preços acessíveis. Soledade destacou ainda que a pressão dos anunciantes estimula as agências de propaganda a apresentar soluções de engajamento de produtos e serviços no consumo de áudio, o que exige necessariamente uma atuação forte no mundo digital.
Com informações da ACAERT