A palestrante motivacional Leila Navarro mostrou, durante o AESP Talks, encontro online promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do São Paulo, na quinta-feira (4), como o humor e outros estados emocionais podem ser armas importantes para melhorar nossa saúde mental.
Ao longo do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, Leila Navarro apostou em vídeos divertidos que circulam na internet como forma de vivenciar da melhor maneira sua jornada de confinamento. “O brasileiro normalmente já trabalha muito com o humor. Mas, diante do cenário que estamos vivendo, o sentimento que tomou conta das pessoas é o medo, que é legítimo e natural. E é a autoconfiança que consegue anular esse sentimento e vice-versa”, ressaltou.
De acordo com Leila Navarro, são necessários cinco passos para conquistar autoconfiança mesmo em períodos de crise: autoconhecimento, autoestima, autocrítica, autorrealização e autodisciplina. “Se eu me conheço, passo a confiar mais em mim. Se eu me amo, eu me cuido e me respeito. Com a autocrítica, eu identifico que sou único e reconheço as minhas singularidades em tudo aquilo que eu faço. Se aproveito a jornada, valorizo as minhas conquistas e tenho sonhos, eu me sinto motivado a seguir em frente. E com a autodisciplina, você mostra seu comprometimento consigo mesmo”, explicou a palestrante.
Ela destaca ainda que quanto mais confiança você tem, menos controle é necessário ter sobre os acontecimentos. “Normalmente, quanto mais você quer controlar, mais você vive a insegurança, insatisfação, diminui a produtividade e a criatividade. Eu não conquisto confiança, eu inspiro. Se a mudança acontece de dentro para a fora, naturalmente você muda todo o espaço no qual está inserido e melhora a qualidade do ambiente”, ressaltou.
Leila Navarro encerrou o encontro online com conselhos importantes. “Fique calmo. Nada dura para sempre. Lembre-se que não vamos sair dessa sozinhos. Precisamos das outras pessoas e de uma consciência coletiva. Converse com pessoas que estão passando pela mesma situação que você, junte forças. Mas não deixe de ir para outras bolhas, de conhecer outras situações para que se possa enxergar novas possibilidades e ampliar percepções”, concluiu.
O AESP Talks foi mediado por Rodrigo Neves, presidente da AESP, e Robson Ferri, CEO da RF Mídia.